terça-feira, 28 de maio de 2013

Preciosa - Capítulo 12



Cena 1 / Fazenda de João/Antunes / Divisa / Externo / Tarde
Continuação imediata da última cena do capítulo anterior
Antunes e João acompanham a escavação. Na medida em que o buraco aumenta a preciosa pedra vai tomando forma.
João – É uma esmeralda, mas é grande de mais...
Antunes – Não é uma esmeralda comum!
João – Vamos chamar alguém, alguém que entenda sobre o assunto!
Antunes – Onde é que nós vamos achar um geólogo, João?

Cena 2 / Apartamento de Julio / Banheiro / Interior / Tarde
Suzana pega um frasco de remédio e joga no vaso. Em seguida ela da descarga. Ela coloca balas no frasco do remédio e o guarda.

Cena 3 / Fazenda de João / Sala / Interior / Tarde
João e Antunes entram afoitos.
Anabele – Pai? Que foi?
João – Você algum geólogo?
Anabele – Geólogo? Para que?
Antunes – Eu e o sei pai encontramos algo... É uma pedra gigante, mas parece ser uma esmeralda!
Anabela – Uma esmeralda?
João – Uma esmeralda gigante!
Antunes – Precisamos que alguém confirme isso!
Anabele – Eu vou ligar para um amigo da faculdade!
Antunes – Não diga a ele o que é, só o mande vir, vamos manter isso em sigilo!
João – É o melhor a se fazer!

Cena 4 / Cobertura Ávila do Amaral / Sala / Interior / Tarde
Rafael – O que vai ser de mim mãe?
Maria Célia – Eu vou falar com esse juiz, eu vou ao Rio de Janeiro amanhã!
Rafael – Você vai comprá-lo?
Maria – Não, apenas oferecerei a ele a aposentadoria dos sonhos!
Rafael – É por isso que eu te amo!
Maria – Eu só peço que você tome jeito, não apronte mais, o seu pai te trouxe para cá para você se arrumar, se tornar uma pessoa mais responsável, mas você parece que não quer aprender!
Rafael – Mas eu vou, eu juro que entrar na linha como o meu pai quer!
Ela o abraça. Rafael sorri irônico.

Cena 5 / Mansão de Celina / Sala / Interior / Tarde
Celina desce as escadas.
Celina – Ai esta você!
André – Então? Por que me chamou?
Celina – Você tem feito tudo bem direitinho, agora é a hora de pegar mais pesado!
André – Mais? Mas meu irmão já está com a pulga atrás da orelha!
Celina – Ótimo, agora é hora de essa pulga dar cria!
André – O que é dessa vez?
Celina – O aniversário da songa monga tá chegando e você vai dar a ela um buque de flores vermelhas e convidá-la para jantar no restaurante mais caro da cidade!
André – Ela não vai aceitar, meu irmão vai estar com ela o tempo todo!
Celina – Ela vai aceitar, por que o seu irmão vai esquecer o aniversário dela... Ou ela vai pensar isso!
André – Como assim? Você me deixa confuso sabia?
Celina – Eu consegui um congresso na semana do aniversário dela, seu irmão vai ir, você vai trocar o chip do telefone da Cristina, ele não vai conseguir ligar... E só volta no dia do aniversário a noite, só que ele ainda não sabe disso!
André – Então ele pensa que vai ficar mais tempo lá?
Celina – Exato e quando voltar verá vocês dois jantando juntos, por que alguém no salão do restaurante vai passar mal!
André – Você é louca sabia?
Celina – É o que dizem!
Ela sorri para ele.

Cena 6 / Fazenda de João / Sala / Interior / Tarde
Anabele – Ele esta vindo para cidade, amanhã de manhã já deve estar aqui!
Letícia entra na sala.
Letícia – Quem está chegando?
João – Amor você não vai acreditar!
Ela o olha com ar de superioridade.
Letícia - O que houve?
João – Eu e o Antunes encontramos uma pedra que pode ser uma esmeralda!
Antunes – Uma pedra enorme!
Letícia – Aqui?
João – Na divisa das fazendas, na parte onde uma vez funcionou uma mina!
Letícia – Na divisa?
João – Sim!
Letícia – Interessante!
Antunes – E um geólogo está vindo confirmar a pedra e nós dar uma valor estimado!

Cena 7 / Consultório de Lobato / Interior / Tarde
Lobato ao telefone.
Lobato – Claro, claro que irei! Muito obrigado pelo convite, será uma honra!
Cristina – O que foi?
Lobato – Um congresso na semana que vem em São Paulo, querem que eu de uma palestra! Não é um máximo!
Cristina – Sim, você vai quando?
Lobato – Vou na segunda e volto no domingo, a semana toda!
Cristina – Meu aniversário é no sábado!
Lobato – Amor, no domingo quando eu chegar à gente comemora!
Ela sorri e o beija.

Cena 8 / Fazenda de Antunes / Casa de Gumercindo / Interior / Tarde
Glaucia esta deitada tossindo.
Rayssa – Mãe?
Glaucia – Ô minha querida... (tossindo)
Rayssa – Vamos ao hospital você está tossindo, está ardendo em febre!
Glaucia – Ir para que? Para adiar mais o dia de minha morte? Eu não tenho mais salvação!
Rayssa – Mãe, por favor, não fale assim!
Rayssa abraça Glaucia e chora. Gumercindo entra.
Gumercindo – Já morreu?
Rayssa – Sai daqui seu animal!
Gumercindo – Se alguém tem que sair daqui é você, essa casa é minha!
Rayssa – Você é um animal, um insensível, olha o estado em que a minha está?
Gumercindo – Pois que morra de uma vez!
Rayssa lhe da uma tapa na cara. Gumercindo retribui o tapa, Rayssa cai em cima da cama.
Gumercindo – Da próxima vez que levantar a mão para mim eu te meto uma bala na cara!
Ela sai da casa chorando.

Cena 9/ Fazenda de Antunes / Quintal / Externo / Tarde
Rayssa está perto de umas árvores chorando. Ricardo se aproxima.
Ricardo – O que houve? Aconteceu alguma coisa com a sua mãe?
Soluçando de tanto chorar ela reponde e o abraça.
Rayssa – Não, é só o animal do meu pai!
Os dois ficam abraçados, Anabele chega.
Anabele – Ricardo?
Rayssa o solta, os olhos vermelhos e lacrimejando, Ricardo olha para a noiva.
Anabele – Estou atrapalhando?

Cena 10 / Praça / Externo / Tarde
Maria Célia do carro e caminha em direção a farmácia. Anastácia sai do estabelecimento.
Anastácia – Maria Célia?
Ela a olha.
Anastácia – Maria Célia Ávila do Amaral!
Maria Célia – Anastácia?
Anastácia – Que coincidência incrível lhe encontrar!
Maria Célia empalidece ao encarar Anastácia.

Fim do Capítulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário